Breaking News

AAPSI realiza workshop sobre o novo protocolo de internet (IPV6)


SÍLVIO ALMADA - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE ANGOLA DOS PROVEDORES DOS SERVIÇOS DE INTERNET (ARQUIVO)
FOTO: JOAQUINA BENTO
De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve hoje acesso, o evento visa igualmente informar sobre a implementação da mais recente versão do Protocolo de Internet (IPV6), que permite um número ilimitado de usuários e dispositivos ligados à rede.
Segundo o informe, para o presidente da AAPSI, Sílvio Almada, este ciclo de workshops constitui uma oportunidade para os profissionais do sector estarem capacitados para acompanharem o desenvolvimento do mercado mundial das telecomunicações.
Na sua óptica, existem hoje em Angola mais de cinco milhões de usuários de Internet, um número que cresce de forma exponencial devido à modesta penetração da Internet no mercado angolano em particular e africano no geral.
“Devido ao grande investimento que está a ser feito em termos de infra-estruturas de telecomunicações em Angola, e tendo em conta o esgotamento do IPV4, acreditamos ser urgente a capacitação dos nossos técnicos para iniciarmos a implementação do IPV6, sob pena de vermos o crescimento da internet limitado nos próximos anos por este imperativo” disse Sílvio Almada.
A grande importância deste evento é também porque, segundo dados da AFRINIC, instituição africana responsável pela atribuição dos endereços IP, a curto prazo deixarão de ser emitidos endereços na versão antiga (IPV4), o que obriga Angola a andar mais rápido para a implementação do IPV6, já utilizado noutros países.
O evento a ter lugar no auditório do CINFOTEC, em Talatona, vai contar com a participação de autoridades do sector, os grandes players do mercado angolano de telecomunicações, gestores e técnicos, para durante os seis dias abordarem questões relacionadas com os endereços IP e segurança.
O encontro, sob iniciativa da AAPSI, em parceria com a entidade responsável pela atribuição de endereços de IP em África (AFRINIC), tem como objectivo a manutenção do crescimento da utilização da internet em Angola.
A AAPSI é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2010, com vista a contribuição no desenvolvimento do ecossistema da internet em Angola, através da participação na definição de estratégias nacionais para evolução das plataformas de telecomunicações e criação de legislação que promove a  cultura da internet e a adopção das melhores práticas do sector.