Internet do cabo de fibra óptica que liga Angola e Brasil dispónivel em Agosto
Os serviços de internet resultantes do cabo de fibra óptica que liga Angola e Brasil estarão disponíveis no mercado angolano a partir do próximo mês de Agosto.
De acordo com o director comercial e marketing da Angola Cable, Artur Mendes, que falava à Angop, quando se concluir o processo de ligação do cabo, haver maior rapidez na utilização dos serviços de Internet existente no país.
O responsável acredita que mais de 50% dos utilizadores angolanos vão poder sentir os benefícios de melhoria dos serviços de internet no país.
Afirmou que a ligação do cabo de fibra óptica entre África e América do Sul possibilitará uma conexão mais rápida, pois anteriormente a ligação era feita Europa/Estados Unidos de América/ Brasil.
O cabo submarino (SACS), constituído por 72 repetidores, prevê ter uma capacidade de 40 terabits/segundo, 10 terabits/cada par de fibra e 80 gigabits e vai melhorar o funcionamento de ligação da conexão entre Angola e Brasil.
Além deste cabo, encontra-se em operação o cabo submarino South Atlantic cable sistemas (SACS), lançado em 2012, ligando a Inglaterra, Portugal, Ihas Canarias e a África do Sul.
Sublinhou que para a implementação do projecto, Angola Cable beneficiou de um financiamento de 300 milhões de dólares, provenientes de bancos japoneses.
O cabo da central do Sangano (Luanda) liga a cidade da Fortaleza (Brasil) e o segundo cabo liga Brasil ao EUA, de modo a completar a rota entre África e América.
Angola Cables é uma empresa angolana de telecomunicações, fundada em 2009, que opera no mercado grossista, cujo negócio principal é a comercialização de capacidade em circuitos internacionais de voz e dados através de sistemas de cabos submarinos de fibra óptica.